10+ Maria Bethânia [Parte 1]

Entidade entre as divas da música popular brasileira, Maria Bethânia é um marco vivo. Em sua revolução, a sereia de Santo Amaro trouxe ao canto a pulsão interpretativa do teatro e reposicionou a figura feminina no mercado fonográfico nacional, ao ser a primeira cantora a vender um milhão de discos.

Consagrada como sacerdotisa do magnetismo de palco, a Abelha Rainha mantém aos seus pés (descalços) um enxame fiel de fãs, jornalistas e artistas. Para comemorar os 50 anos de carreira, o Feitio de Bamba apresenta uma seleção com as dez melhores capas – além de outros momentos visuais importantes de sua carreira.

Confira a primeira parte da retrospectiva. 

 

MARIA BETHÂNIA (1965)
Maria Bethânia, 1965 / Capa: Goebel Wayne
Maria Bethânia, 1965 / Capa: Goebel Wayne

Aos 18 anos, a voz de trovão da menina de Santo Amaro da Purificação ainda soava indomada, mas nadava contra a forte corrente de vozes doces e afinadíssimas que inundava as rádios. O repertório já era coisa de gente grande: Noel Rosa, Dorival Caymmi e Monsueto. De linguagem militante, a capa representa uma artista de protesto – primeiro rótulo que a jovem viria a descartar. Afinal, foi por sua interpretação do hino nordestino Carcará no Teatro Opinião que conseguiu um contrato com a gravadora. Assinada pelo designer construtivista Goebel Weyne, a arte, de linguagem xilográfica, está distante da geometria característica do cearense – basta comparar com a capa dos Afrosambas. O que chama atenção é a exatidão ao colocar cada letra em seu lugar – mesmo mérito da novata baiana.

 Ouça: Sol Negro, Carcará, Feiticeira

 

 

untitled 1968:Maria Bethânia Guerreira Guerrilha“, livro de Reynaldo Jardim dedicado à Dona do Carcará, é uma importante produção gráfica nacional dos anos 60. Censurado pela ditadura, o poema é definido pelo autor como uma ode heróica polifônica, em que a mudança de tipografia representa a mudança de voz dentro do texto 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s